• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Um projeto Italiano

Este é um projeto do arquiteto e designer italiano , Alessio D’Onofrio. Alessio trabalhou numa tese chamada “Sistema Inter-modal system focado na fruição consciente e assistida do Parque Nacional de Abruzzo” como estudante de arquitetura da Universidade G. D’Annunzio Chieti-Pescara em 2006. Ele focou tanto num sistema quanto num produto (a bicicleta) para criar uma forma sustentável dos turistas visitarem o Parque Nacional de Abruzzo.

O conceito do produto: a bicicleta do Parque

A análise do mapa de serviços permitiu obter o produto-chave: a “bicicleta do Parque”. Ela consiste num veículo feito de duas rodas, alternativa ao tradicional meio de transporte motorizado, voltado para um turista responsável que busca fruir uma experiência rica num nível social, cultural e ambiental. As características do contexto, a orientação da estratégia da Direção do Parque, os requisitos específicos dos alvos e da lista de serviços  definiram o projeto. O conceito deriva do gerenciamento minucioso de todos os dados oriundos das várias disciplinas (ergonomia, requisitos ambiental,  tecnologia de materiais) de onde é absolutamente necessário se obter para desenvolver um objeto para ser usado de acordo com os padrões de design.

A inovação do produto formal de alta qualidade consiste em: emprego experimental de fibra de carbono, conexão ao sistema de informações via satélite, versatilidade (atividades de lazer, competição, transporte de objetos), ajustabilidade de uso, ritmo de pedalada assistido, equipamento e feramentas de serviço embutidas no quadro (com kits universais para emergências, orientação, primeiros socorros, atividades de lazer, científicas, didáticas…), uma sacola de lixo flexível inserida embaixo do selim, joint trailer outfits, eco-compatibilidade de acordo com os critérios dos Ciclos de Vida no parque.

Traduzido a partir do blog Bicycle Design.

Deixe um comentário