• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

A máquina

No Brasil existe uma máquina bastante popular usada por homens e mulheres de várias idades. Para poder usá-la é preciso tirar um documento de posse da máquina e uma permissão de seu uso.

Essa mesma máquina é responsável por centenas de mortes diariamente em todo o país e é responsável por um número ainda maior de pessoas que ficam com alguma sequela física ou mental. Além do seu potencial destrutivo intrínseco, seu uso associado ao consumo de bebidas alcoólicas costuma ter consequências graves, sendo altamente desaconselhado.

Estes fatos são amplamente conhecidos por toda a população, ainda assim, essa máquina possui muitos defensores que acreditam que a segurança e o conforto da nossa sociedade são garantidos pela sua existência. Existem alguns dispositivos de segurança que ao serem usados podem evitar parcialmente alguns dos danos causados por essa máquina.

No Brasil, são realizadas campanhas intensivas para popularizar o uso de tais dispositivos de segurança na tentativa de reduzir o número de acidentes e mortes. Alguns deles inclusive se tornaram compulsórios. Quem se negar a usá-los está sujeito a multas bem altas. Uma alternativa seria restringir o uso dessa máquina, contudo, propostas como essas são geralmente ridicularizadas. Existem ideias ainda mais radicais que sugerem a interdição do uso de tais máquinas em bairros, cidades ou até mesmo países inteiros. Nem é preciso dizer que isso é ainda mais utópico.

De uma forma geral, o texto acima podia estar se referindo a duas máquinas diferentes:
1. Armas (dispositivos de segurança: colete a prova de balas e detector de metais)
2. Carros (dispositivos de segurança: cadeirinhas de bebê, cintos e capacetes)

Entretanto, os carros representam um perigo muito maior. Não porque o número de mortes causadas por ele é superior em números absolutos. Mas pelo fato das pessoas falharem ao reconhecê-lo nesta descrição, apesar de tamanha obviedade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: