• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

BPTran orienta ciclista a andar na contramão

No dia 13 de dezembro de 2010, a BPTran publicou um informativo sobre bicicletas. Consiste em um arquivo PDF enviado por email para lista geral de todo os servidores estaduais do Paraná. São centenas de instituições das mais diversas áreas: saúde, educação, cultura, administração direta e indireta, meio ambiente, tecnologia, fazenda e por aí vai.

Confesso que alguns pensamentos passaram pela minha cabeça. Fiquei feliz ao ver que a bicicleta existe para o poder público e isso seria divulgado para milhares de pessoas em todo o estado. Fiquei curioso para saber sobre o que seria falado e finalmente senti uma pontinha de preocupação.

Infelizmente, meu pressentimento se confirmou. Além das informações contidas no informativo não terem muita relevância, havia também a seguinte frase:

Transite sempre em ciclofaixas, ou ciclovias. Na sua falta transite ao bordo da pista no sentido contrário ao fluxo de veículos.

Imediatamente redigi uma solicitação e enviei ao email do BPTran citado como autor da mensagem (bptran@pm.pr.gov.br). A mensagem não consistia de uma simples reclamação, no email eu coloquei que:

…Entretanto, mais preocupante do que incitar o descumprimento da lei, é a demonstração do desconhecimento dos cuidados mais básicos em condução de bicicleta em vias públicas urbanas. Pondo em risco, dessa forma, todos os usuários de bicicleta que vierem a seguir tal orientação.

Como não obtive resposta alguma até o dia 21 de dezembro (uma semana depois do ocorrido), resolvi tentar outros canais e registrei a seguinte solicitação na ouvidoria do estado (Atendimento-12566/2010 e Código da Consulta-10256):

No dia 13 de dezembro deste ano, foi enviado para lista de email de todos o estado do Paraná um informativo de trânsito sobre bicicletas.

Este informativo orientava o ciclista a andar na contramão. Isso além de ser contra o CTB põe em risco ciclistas e demais usuários da via.

Apesar de já ter sido solicitada a retificação, ainda não tivemos resposta do BPTran.

Solicito a publicação da errata com a devida correção

obrigado

A solicitação foi registrada em 21 de dezembro de 2010 e foi encaminhada no mesmo dia para o DETRAN. A resposta chegou apenas no dia 14 de janeiro de 2011. O que dizia? Após agradecer minha participação no aprimoramento da qualidade dos serviços públicos prestado pelo governo do Paraná e apresentar o artigo 58 do CTB que eu mesmo citei na minha mensagem inicial, fui informado que :

… Sendo assim, de forma geral o deslocamento de bicicletas deverá dar-se em sentido dos veículos, além de outras cautelas, mas de forma excepcional poderá ser convencionado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá convencionar o tráfego de bicicletas na contramão de direção dos demais veículos.

Cabe por fim mencionar que serão adotadas medidas para a retificação do mencionado folder para que não cause dúvidas e não contenha informações não completamente corretas…

Trocando em miúdos:

O que a gente escreveu nem estava tão errado assim. Nós vamos corrigir o folder mas não admitiremos em público erro algum.

Fim da história !!

Bom, se alguém achar que vale a pena reforçar a reclamação, segue aqui o link para Ouvidoria do Estado. Abaixo, os dados de contato do BPTran:

Batalhão de Polícia de Trânsito-BPTRAN
Rua Antônia Reginato Vianna, 411 – Capão da Imbuia
Curitiba – PR, 82810-300, Brasil
(0xx)41 3281-1616

Apesar do equívoco já ter sido cometido, é importante termos certeza que ele será corrigido em futuras divulgações. É um grande desserviço que o próprio Batalhão de Polícia de Trânsito fique divulgando uma informação contra a lei e que põe em risco a vida das pessoas.

7 Respostas

  1. Amigo
    que absurdo
    tem como me conseguir uma cópia deste boletim do BPtran?
    Abs

    • Quando um aluno me falou sobre tal absurdo, tive que ver para crer! Eta Brasil! Enquanto alguns tantos puxam para frente, tantos outros o impelem para trás. Agora, não se pode tolerar essa conduta de quem se diz responsável pela iniciativa. Fiquei boquiaberta – literalmente. Há que se tomar cuidado com o que se escreve! A interpretação correta evitaria que se expusesse a publico tanta barbárie!

  2. Pela mãe do guarda!

    Ainda falta harmonia e bondade no pensamento dos governantes.

    Continuemos fazendo nossa parte: pedalando, reciclando, reutilizando e ajudando.

    Amplexos!

  3. Quando eu era criança, meus pais sempre me instruíram a andar de bicicleta na calçada e contra o fluxo para que eu possa ver os carros vindo no sentido contrário.
    Tem cara que o governo quer continuar considerando bicicleta como um brinquedo de criança.

  4. Interpretando o CTB na íntegra, a única “forma excepcional (…) convencionado pela autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via [para] o tráfego de bicicletas na contramão de direção dos demais veículos” é chamada de ciclovia ou ciclofaixa quando esta(s) estão instaladas nesta forma.

    É espantoso ver a ignorância de um órgão de trânsito no assunto que lhe compete!!!

  5. Estou pensando até em fazer uma camiseta com os dizeres: Ciclista, ande na mão ! ou coisa assim. pois fico impressionado do número de ciclista que andam na contra mão. e muitas vezes eu como ciclista, sou atrapalhado por esses malucos que se sentem seguros vendo o carro vir em sua direção. O cara não sabe se sai pela direita, sai pela esquerda ou para na sua frente. Já é duro fazer bicicleteiros entenderem suas obrigações e direitos no trânsito, agora então, saindo em nota oficial do orgão responsável pelo trânsito, só por Deus mesmo.

  6. Sou de SP, utilizo a bicicleta para ir ao trabalho, estou na luta ai com vcs ..para que no chegue essa idéia por aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: