• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Chegou a Revista Bicicleta

Esse mês saiu o primeiro número da Revista Bicicleta. Segundo eles próprios, a revista:

…Tem por objetivo incentivar e despertar o uso da BICICLETA como meio de transporte, diversão, e atividade física. Disponibilizar informações e novidades que envolvem a esfera da BICICLETA a todos os seus usuários…

Eu já estava acompanhando o site e fiz questão de comprar um exemplar e lê-lo de ponta a ponta. O conteúdo é realmente bastante abrangente. Aparentemente, a intenção foi espalhar os vários enfoques ao longo da revista. Sem agrupar seções específicas sobre esporte, turismo, ativismo etc… A revista tem matérias sobre atletas e provas esportivas dentro e fora do país, roteiros cicloturísticos e relatos de viagens, informações técnicas tanto sobre ciclistas (bikefit, nutrição) quanto para as bicicletas (análise de componentes, dicas de mecânica).

Apesar de algumas dessas matérias me atraírem, meu principal interesse é justamente sobre a bicicleta como meio de transporte urbano. Algo do gênero das revistas Momentum e Urban Velo. Felizmente, pude constatar que também haviam artigos interessantes sobre mobilidade e questões práticas do dia-a-dia. E para quem já está envolvido com isso há algum tempo, pude identificar vários dos autores dessas matérias. Figuras de peso do cicloativismo nacional.

Não encontrei informação explícita sobre a periodicidade da revista, mas tenho impressão que será mensal. Espero que consigam manter o bom nível das matérias já que a revista tem um escopo tão amplo. Seria bom ver matérias mais detalhadas e extensas. Na verdade, essa é uma das ressalvas sobre a revista, alguns textos são realmente curtos e como achei um pouco “carregado” demais nas cores; em alguns momentos, não sabia se era uma propaganda ou um artigo.

Mas tudo bem, é como se tivesse um clima de apresentação de colunas e colunistas. Quanto à identidade visual, pessoalmente, eu prefiro uma cara mais limpa e homogênea. Também tive dificuldade em identificar o autor em algumas matérias. Acho importante saber de quem são as ideias.

Uma publicação como essa pode realmente vir a ser uma grande contribuição para o reconhecimento da bicicleta como uma alternativa eficiente de transporte urbano. Já estou esperando a próxima.

5 Respostas

  1. a iniciativa é boa, mas na capa logo todo mundo 1) de capacete 2) e cotoveleira! 3) fazendo trilha! – diabo tem isso a ver com “vou pra opera hoje no TCA de smoking pedalando”?!

    e essa materia de capa elogiando ciclovia? (ciclovia segregada é sabidamente o pior tipo de infraestrutura que se pode fazer: ela é a prima eco-chata do quebra-molas).

    falta maturidade a publicação ainda. Tá muito guetista, esportistas, ecologista. Falta sensualidade, falta elegância, falta futilidade: é isso que vende carro, é isso que venderá bicicleta.

  2. Segue um link interessante sobre bicicletas d ecarga em copenhague

  3. Assim fica pequena na tela, do outro jeito tava na tela inteira.

  4. Só pude ver as chamadinhas disponíveis no site, mas, pelo que vi, achei interessante. Vou tentar achar na banca.

    Em relação ao primeiro comentário aqui, acho que a dificuldade é sempre conciliar conteúdo “substancioso” com um apelo de marketing…

    Abraços

  5. Li a revista, e concordo com o Luis Patricio, existem matérias com pouco conteúdo e fotos demais, que compra a revista quer lê-la e não só ficar olhando foto… E com relação aos artigos, muitos não tem a autoria, acho isso uma falta de consideração tanto com quem as escreve, tanto com quem as lê… Se o cara é bom, e escreve matérias super interessantes, como vou conseguir encontrá-lo se não sei nem ao menos seu nome…

    Fora isso, acredito que a Revista Bicicleta esta indo bem, mas tem que cuidar com esses detalhes para não prejudicar a sua imagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: