• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Bicicleta Social

Já existem vários sistemas de bicicleta de aluguel pelo Brasil e pelo mundo. Desde o mais famoso em Paris (Velib) até os mais recentes como o que foi implantado no Rio de Janeiro e Blumenau (SAMBA).

Pela grande popularidade nas cidades onde foi implantado e o crescente número de sistemas por todo mundo,  já começaram a aparecer os primeiros avanços significativos na operação do sistema, resultado natural do amadurecimento desta nova modalidade de transporte.

Terminal do PedalUSP

Terminal do PedalUSP

No Brasil, estudantes da USP, desenvolveram o PedalUSP utilizando software livre. O diferencial é a utilização de um cartão eletrônico fazendo a liberação no próprio terminal em vez da ligação por celular para poder usar a bicicleta.

Em Nova Iorque surgiu algo mais inovador. Um sistema que dispensa os próprios terminais e bicicletários. No Sobi (Social Bicycle), a bicicleta pode ser deixada em qualquer lugar. Isso foi possível porque a própria trava e o terminal que controla e transmite os pedidos do usuário está embutido na bicicleta.Como isso necessita de energia para funcionar, já está sendo estudada uma forma de alimentar a bateria com a própria energia da pedalada. Veja matéria completa na Wired.

SoBi

SoBi

Apesar de ser um conceito relativamente novo em mobilidade, parece que as bicicletas de aluguel vieram para ficar. É claro que antes de pensar em algo do gênero é preciso criar um ambiente onde as pessoas de qualquer idade ou sexo poderiam encarar as ruas de bicicleta sem grandes riscos. Ainda não é o nosso caso…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: