• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Zona 30 – o que é isso ?

Este é um daqueles assuntos que vem a tona em Curitiba somente perto das eleições. De qualquer forma, como estamos recebendo perguntas a respeito disso, vamos falar um pouco sobre isso.

Apesar do investimento intenso em Curitiba no  alargamento de vias, construção de binários, vias expressas, remoção de praças e jardinetes; a velocidade média de carros e principalmente ônibus tem caído e o tamanho dos congestionamentos tem aumentado. Isso é perfeitamente compreensível se considerarmos que medidas como essas tornam cada vez mais difícil o trânsito de pedestres, ciclistas, crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. Visto que o barulho, a poluição e o risco de acidentes aumenta consideravelmente. Isso acaba “empurrando” muita gente para o uso do transporte individual motorizado.

O objetivo principal da Zona 30 é justamente permitir que todos os não-usuários do transporte motorizado possam ter uma experiência mais agradável nas ruas e espaços públicos. Obras como essa são importantes especialmente em regiões de grande concentração de serviços e produtos e portanto naturalmente favorecem o deslocamento a pé. No Brasil já existem iniciativas como essa. Um exemplo é Copacabana no Rio de Janeiro que adotou a Zona 30 no ano passado.

É interessante notar como isso também pode favorecer os próprios motoristas, pois ao estimular os outros modais vão haver menos carros em circulação e estacionados.

Além disso, velocidades máximas mais baixas implicam em menos acelerações e desacelerações bruscas o que também facilita a fluidez dos motorizados.

Transporte Ativo

Ciclistas não precisam de ciclovias e ciclofaixas se o planejamento da cidade for voltado para as pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: