• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Medidas para melhorar a circulação

circulação ?

circulação ?

Quando alguém descobre que suas veias estão ficando entupidas, que está correndo risco de sofrer um infarto ou sua capacidade cardiorrespiratória está comprometida por causa do sobrepeso é preciso fazer algo a respeito.

O problema é óbvio: consumo excessivo de gordura que se acumulam nas vias de circulação. A solução é clara: reduzir a ingestão de alimentos que serão armazenados em forma de gordura pelo organismo e retirar o excesso de gordura que já está instalado. Note que o ideal não é a total eliminação da gordura, pois ela é indispensável para o bom funcionamento do organismo e constitue uma importante reserva de energia, serve de proteção ao corpo entre outras funções.

Em momento algum, a pessoa que passa por esse problema ou qualquer que seja o especialista (médico, nutricionista, psicólogo …) acredita que a solução seja aumentar a capacidade das veias para permitir que a gordura circule de forma livre sem causar congestionamento nas vias. Isso é ponto pacífico. Além de ser uma solução extremamente invasiva, o aumento do volume do sistema circulatório poderia se tornar extremamente oneroso, comprometendo o desempenho de outros órgãos do corpo. E no final das contas não resolve o problema. Lembra qual é? Gordura demais!!

Se não houver uma reeducação alimentar com inclusão de frutas e verduras na dieta,  alimentos ricos em fibra que facilitam o trânsito intestinal, além da adoção de hábitos de vida saudáveis, incorporados ao dia-a-dia, como por exemplo, caminhar, pedalar, subir escadas, cuidar do jardim… O problema só aumenta.

Então, por que é diferente quando nossas cidades começam a ter congestionamentos e a saúde fica comprometida com poluição, barulho e colisões? Criar mais ruas, viadutos e permitir um maior fluxo de automóveis só vai agravar o problema. Os carros são úteis, mas só se forem mantidos em níveis bem reduzidos, como uma reserva disponível para situações realmente necessárias. Se veículos que têm fibra como a bicicleta, não forem incentivados nas vias de circulação, o entupimento só tende a piorar e os hábitos saudáveis se tornam cada vez mais difíceis de serem adotados.

Anúncios

5 Respostas

  1. A impressão que eu tenho é que a principal função do automóvel não é mais movimentar pessoas, mas movimentar a economia. Qualquer governo que tenha como método o desincentivo ao consumo de carros estaria automaticamente indo contra às bestas metas de crescimento do país, e com essa atitude teria sérios problemas de financiamento para qualquer tipo de obra ou campanha. Curitiba, desde que virou polo automotivo, ficou presa a esta visão. Não sei se tem saída, esse é o mecanísmo básico da democracia capitalista que tanto valorizamos e que sustenta nosso “way of life”. Quer mais um dado interessante? Nos últimos 10 anos, depois que Curitiba se consolidou como mais um polo automotivo do país, a população da cidade cresceu cerca de 15%, a frota de automóveis cresceu 70% e a de ônibus apenas 7%. Pergunto: coincidência? consequência? ou conspiração?

    Para mais constatações tristes:
    http://dorabuja.blogspot.com/2010/04/espaco-publico-ar-publico-e-politicas.html

  2. EXTREMAMENTE FELIZ ESTE TEXTO!!!

  3. Patricio,

    depois do segundo negritado: “CONGESTIONAMENTO NAS VIAS”, já saquei onde me levaria tão óbvia e, ao mesmo tempo bem bolada, metáfora !
    O problema (um dos) sabe qual é ?!?
    É que estes caras qeu estão aí “no comando”, só conseguem perceber o “óbvio”, com uns 80 a 100 anos de retardo. É muita gordura no cérebro !!!
    Ahhh…se a juventude que esta brisa canta…

  4. Excelente texto, LP!

    E pra quem está criticando o “capitalismo malvado”, vale lembrar que um país como a Alemanha é muito mais capitalista que o Brazio, tem um PIB muito maior e … bicicleta, ciclovia, ciclofaixa e ciclista pra todo lado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: