• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Isto não é acidente

Já que no nosso país não é muito comum planejamento e pesquisa (principalmente quando estamos falando de ciclomobilidade) vamos dar uma olhada numa pesquisa realizada nos EUA sobre as causas de “acidentes” envolvendo ciclistas.

causas de acidente com ciclistas

causas de acidente com ciclistas

O gráfico acima aponta que praticamente metade dos acidentes ocorrem com ciclistas conduzindo na contramão seguido pela violação de alguma regra de trânsito e por transitar em calçadas.

Apesar de ser uma pesquisa realizada em outro país, esse gráfico nos dá algumas indicações interessantes que somos nós mesmos os responsáveis por nossa segurança no trânsito.

Extraído do blog Orlando Bike Commuter.

Anúncios

3 Respostas

  1. Luis, só esclareça um ponto. A pesquisa só considera os acidentes causados pelo ciclista? Todas as causas parecem apontar para isso. Nenhuma aponta para a imprudência ou imperícia da outra parte! Ou isso só acontece na França? 😉

    Em todo caso fica clara a nossa responsabilidade com nossa própria segurança. Via de regra, acidentes são causados por dois erros, raramente um só.

  2. Temos que ter muito cuidado nas extrapolação de dados para outras realidades. Nos EUA, a maioria das cidades, não possui transporte coletivo por ônibus como vemos no Brasil. Lá ainda, impera a sociedade do automóvel, com vias expressas e interseções em desvível.

  3. As causas: “interseções”, “meio de quadra” e “indefinidos” não são necessariamente causados pelos ciclistas. Mas pelo gráfico, a grande maioria teve uma contribuição dos ciclistas para ocorrer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: