• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Um estacionamento que virou praça

Essa semana quando estava indo comprar algumas sementes e mudas vi algo que me deixou feliz.

bancos e árvores

bancos e árvores

Um estacionamento que virou espaço de convivência. Dá até pra ver as marcas amarelas das antigas vagas para carro. Mas isso não é o mais impressionante. Quando fui cumprimentar pela grande inciativa, descobri o verdadeiro motivo: “A prefeitura obrigou a gente a tirar o estacionamento”, confessou um funcionário parecendo levemente contrariado.

espaços humanos

espaços humanos

Mas o mistério foi logo explicado. A rua passou a fazer parte da área de EsTAR e não é permitido estacionamentos gratuitos na calçada. Seria realmente pedir demais que espaços como esses fossem criados por um interesse genuíno em criar espaços mais agradáveis para pedestres.

É um enfoque bem diferente do que tem sido feito em San Francisco com o programa “De Pavimento para Parque” (do original em inglês: Pavement to Park). Onde o intuito não é arrecadar mais impostos retirando a concorrência dos estacionamentos e sim efetivamente estimular o transporte sustentável e áreas de convivência dentro da cidade.

…o programa Parklets começou experimentando com espaços-piloto permitindo que comerciantes convertessem estacionamentos em espaços públicos e café ao ar livre.

Clarence Eckerson, Jr.Street Films

Anúncios

7 Respostas

  1. O governo não admite concorrência.

  2. Muito bom o artigo. Olhando pelo lado bom, é mais um estímulo para os motoristas saírem das suas tocas e optarem pela velha e boa caminhada. A vida motorizada está cada vez mais insustentável.

  3. Adorei o artigo. Ações como esta ajudarão as pessoas a pensarem melhor sobre a importância de usar bicicletas em lugar dos carros e também o benefício que isto causaria em sua vida com muito mais saúde e menos poluição ao meio ambiente.

  4. Viu só como a prefeitura da cidade não faz só coisas erradas?

  5. Em Florianópolis a situação é inversa: cada vez mais comerciantes transformam em “estacionamentos” as estreitas calçadas em frente a seus estabelecimentos, com direito a placas dizendo “estacionamento (!!!) exclusivo para clientes”. Já fiz várias denúncias à prefeitura, com fotos e tudo, e não houve qualquer providência. Agora, vou encaminhar uma denúncia ao Ministério Público para ver se a prefeitura toma uma atitude.

  6. Ótimo e esclarecedor texto, Luis; as fotos foram feitas por você? Gostaria de reproduzir uma delas para fazer uma chamada ao blog; pode autorizar, caso seja autor das surpreendentes imagens do canteiro, outrora área de estacionamento? Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: