• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Pessoas primeiro

O texto abaixo é um artigo publicado pelo renomado arquiteto dinamarquês Jan Gehl pontuado com algumas observações sobre Curitiba.


As sociedades de hoje em dia enfrentam muitos desafios: do aumento de emissão de carbono até nossa insistência em exaurir nossas fontes de energia, do aumento da segregação social à epidemia de obesidade. Todos esses desafios possuem um custo elevado: de monetário a ambiental e todo habitante paga um preço. Nós acreditamos que muitos desses desafios podem ser abordados simplesmente pensando em “pessoas em primeiro lugar” quando planejamos as cidades.

A cada dia, duas pessoas perderam a vida no trânsito de Curitiba ou de algum dos municípios da região metropolitana nos dois primeiros meses de 2010. Foram 115 mortes registradas em janeiro e fevereiro, de acordo com dados do Instituto Médico-Legal de Curitiba.

Gazeta do Povo
2 de março de 2010

O Valor do Planejamento Voltado para Pessoas
Se a população urbana é convidada a usar o espaço público, seja andando ou pedalando, os efeitos são altamente positivos em superar esses desafios. Pode pareder banal que mais ciclofaixas seja igual a mais ciclistas, uma rede para pedestre bem conectada resulta em mais pedestres, um sistema de transporte público em bom funcionamento resulta em mais pessoas usando transporte público – ao passo que mais ruas significam mais carros. Parece simples.

…Acir de Barros, 39 anos, é motorista há 20 anos e conta que “às vezes demoro quase meia hora para contornar toda a praça”. Segundo ele, nos horários de pico o ônibus está sempre 15 ou 20 minutos atrasado. “Os passageiros sempre reclamam, mas não podemos fazer nada. Temos que respeitar o trânsito”, diz Acir. ..Os ônibus têm dificuldade de chegar até o seu ponto, na Rua Alfredo Bufren, devido à largura da rua. “Além dos automóveis não darem vez aos ônibus, a via é muito estreita”…

Jornale
dezembro de 2009

Mais e mais estudos demonstram que um bom ambiente para o pedestre e ciclista não é prejudicial ao comércio. Pelo contrário, pequenos comerciantes são favorecidos em vizinhanças com pouco tráfego, e cidades agradavelmente habitáveis atraem investidores e negócios.

Juntamente com os dois anéis viários, a prefeitura também está programando a implantação ou ampliação, até 2006, de pelo menos oito binários – sistema de duas ruas de trânsito rápido com sentidos opostos.

Gazeta do Povo
agosto de 2005

Planejamento para Todos
Criar um bom espaço público permite que diferentes grupos da sociedade se encontrem em pé de igualdade. Se nós queremos levar o planejamento para todos a sério, nós temos que permitir que todos possam se deslocar – um elemento chave na sociedade atual. Boas condições para pessoas sem carro, fornecem oportunidade para mais pessoas serem partes reais da sociedade.

Vinte aferições. Vinte reprovações. Permanecer próximo a cruzamentos das ruas centrais de Curitiba pode fazer mal aos ouvidos.

Gazeta do Povo
29 de abril de 2009

Lições de Copenhagen nos Últimos 45 anos
Copenhagen, Dinamarca, tem estado numa jornada contínua para tornar a vida melhor para seus habitantes e, em 2008, a cidade foi nomeada a melhor cidade do mundo em qualidade de vida. Essa conquista é o resultado de uma estratégia ininterrupta em mudar o foco de uma cultura voltada para o carro para um ambiente favorável às pessoas que favoreça um bom espaço público por meio do transporte e mobiliário urbano. Por exemplo, 36% de todos os Copenhageners vão para o trabalho de bicicleta – um meio de transporte totalmente saudável, democrático e sustentável. Nossa meta é alcançar 50% até 2015.

Em junho do ano passado Curitiba atingiu a marca de um milhão de veículos circulando pelas ruas da Capital, uma marca que colocou a cidade entre as de maior proporção carro/habitante no País — um carro para cada 1,7 pessoas, aproximadamente. Ontem, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) forneceu mais um dado impressionante nesta relação. A cada dia ganham as vias mil novos veículos nos 399 municípios paranaenses. Somente na Capital, em média, a cada dia, são licenciados 500 veículos novos.

Bem Paraná
27 de março de 2008

Precisamos parar e lembrar das pessoas primeiro…

Anúncios

3 Respostas

  1. Luis, você não sente que não é isso que as pessoas querem? Como das às pessoas o que elas querem individualmente se individualmente as pessoas não pensam nas pessoas? O carro é um sonho vendido a crianças desde os primeiros meses de vida. Bicicletas são brinquedos, objetos de lazer, só servem de veículos aos poucos fracassados que se sujeitam a trafegar nas sarjetas da cidade. Nosso Beto Richa Bi-binário elegeu-se e re-elegeu-se com popularidade récorde. Não é ele que está errado… é a maioria. É o fim!

    • Certamente Nicholas. Delegar as decisões mais importantes da sua vida ao governo e ao mercado não pode trazer consequências positivas. Assim como tentar impor o jeito certo também.

      Para transformar é preciso dar o exemplo.

  2. Luis, no Congresso Internacional da Walk 21 em Barcelona 2008, quando o Sr. Klaus Bondam – Membro do Gabinete da Prefeitura de Copenhague – Após a paresentaçao do tema “Visao Política” na plenária do congress, lhe foi perguntado se por acaso ele ia de bicicleta oa trabalho: Ele respondeu que sim e que 11 dos 13 secretários do município e o prefeito também. Que os 2 que nao iam é porque moram muito perto da prefeitura e vao a pé…
    Já publiquei no blog Bike way by the world uma nota com os etinerários bici da capinal danesa que evidenciam o uso da bici como transporte diário dos cidadaos.
    http://worldbikeway.blogspot.com/2009/12/e-em-curitiba.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: