• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Forum de mobilidade completa 10.000 mensagens

O início
Em dezembro de 2007 foi inaugurado o Forum Bicicletada Curitiba. Ele foi criado com o intuito de tornar mais efetiva a comunicação entre os participantes da lista de discussão da Bicicletada Curitiba no Yahoo.

Inicialmente a lista de emails foi ideal para catalisar os primeiros encontros e divulgar a volta definitiva da celebração mensal da bicicleta como alternativa saudável de transporte urbano.

O caos
Contudo, à  medida que o número de participantes aumentava, as idéias e interesses aumentavam exponencialmente. Isso dificultava a participação e desencorajava muitos a lerem os emails diários que se misturavam entre ações diretas, dúvidas de mecânica de bicicleta, planejamento de passeios, fotos e tantas outras coisas.

Alguns fatores que dificultavam a transição foi a resistência de alguns usuários da lista que temiam que a mudança acabasse desarticulando o grupo além da necessidade de sair de uma estrutura gratuita (lista yahoo) para uma paga (forum próprio).

Com diálogo, os temores foram afastados e os custos acabaram sendo absorvidos por uma minoria que ainda hoje mantém o forum. Assim, para promover uma “bagunça mais organizada”, a lista foi desativada, mas o novo espaço criado continuava livre para permitir que as pessoas participassem quando e como quisessem. As discussões estão divididas em tópicos que podem mudar com o tempo de acordo com o interesse e volume de mensagens específicas.

O novo jeito
Essa foi uma mudança importante. Os assinantes de uma lista recebem involuntariamente toda e qualquer mensagem enviada à lista. Os participantes do forum tem um papel mais ativo já que precisam buscar a informação e podem optar por acessar apenas aquilo que tiverem curiosidade e for de seu próprio interesse.

Isso estimulou a participação e atraiu novos usuários. Atualmente o forum conta com 790 participantes, são registradas em média 14 novas mensagens por dia e hoje atingiu a marca de dez mil mensagens !!

Entre os tópicos mais importantes estão:

  • Divulgação de notícias sobre mobilidade, transporte e urbanismo (em especial sobre Curitiba)
  • Tira-dúvidas sobre mecânica de bicicletas, rotas e boas práticas
  • Relatos e planejamento de viagens
  • Troca de experiências e relatos possíveis
  • Denúncias de roubos e outros problemas
  • Organização de ações e eventos pelos próprios membros
  • Classificado informal de bicicletas e acessórios
  • E um tanto de outras coisas…

Parabéns a todos que ajudam a construir diariamente esse espaço!!

Anúncios

3 Respostas

  1. Dá-lhe Luis…
    Fico contente pela expressiva marca de 10 mil mensagens. Significa que o assunto “liga” e merece ser discutido. Uma pena que as autoridades sigam no modelo do século XIX e da época de implantaçao do novo regime ainda…

    como voce mesmo diz: “há braços”…

    rg

  2. Opa, eu é que agradeço o empenho em começar e manter o site no ar! Desde há muito, visita obrigatória diária na internet.

  3. […] uma marca alcançada! No começo do ano, o Fórum Bicicletada Curitiba atingiu 10.000 mensagens. Agora, no último dia 17 de dezembro foi cadastrado o milésimo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: