• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Cidades amigas da bicicleta

Apesar da seleção pra lá de duvidosa incluindo quatro cidades americanas entre as onze mais cicláveis do mundo, a lista divulgada num site americano, apresenta grandes exemplos de como tornar uma cidade mais humana.

  1. Amsterdã, Holanda
  2. Portland, EUA
  3. Copenhague, Dinamarca
  4. Boulder, EUA
  5. Davis, EUA
  6. Sandnes, Noruega
  7. Trondheim, Noruega
  8. San Francisco, EUA
  9. Berlim, Alemanha
  10. Barcelona, Espanha
  11. Basel, Suíça

Em todas elas, alguns pontos em comum:

  • Infraestrutura ampla – Davis, por exemplo, tem uma população de 65.000 habitantes e possui mais de 160km de ciclovias exclusivas e Amsterdã planeja construir um estacionamento para 10.000 bicicletas. Curitiba, por sua vez, tem 1.800.000 e só tem 100km de ciclovias compartilhadas e nenhum bicicletário em operação.
  • Planejamento a longo prazo – Sandnes foi voluntária num programa piloto que foi de 1992 e 1996 sendo implantado definitivamente e segue ativo até hoje e Berlim possui uma mapa de rotas online para ciclistas. Curitiba, por sua vez, fez suas ciclovias somente para lazer há décadas atrás e agora está multando a única ciclofaixa criada na cidade.
  • Soluções locais para problemas locais – Trondheim instalou bike lifts por causa de suas ladeiras e San Francisco instalou pára-ciclos em ônibus.

Os critérios utilizados para avaliar foram os seguintes:

  1. Engenharia (engineering): o que foi construído para as bicicletas, sinalização, estacionamentos, conectividade e rotas cicláveis.
  2. Incentivo (encouragement): campanhas e eventos promovendo o ciclismo.
  3. Avaliação & planejamento (evaluation & planning): sistemas para avaliar os programas atuais e projetar as ações futuras.
  4. Educação (education): o volume de informação disponível para motoristas e ciclistas, incluindo mapas para ciclistas.
  5. Aplicação da lei (enforcement): leis municipais em prol dos ciclistas promovendo um compartilhamento seguro das ruas.

Muitas dessas iniciativas poderiam ser adotadas a curto e médio prazo em Curitiba. Infelizmente falta vontade política.

Anúncios

5 Respostas

  1. É, talvez parece que os americanos sejam apenas usuários dos automóveis do tipo “banheiras” (toneladas, gigantes, automáticos, etc.), mas tenho ouvido falar de Davis e conheço também algo sobre San Francisco, mas com certeza, Copenhague, Amsterdan e Barcelona sao show de bola.
    Eu particularmente icluiria as cidades italiana da Emilia Romagna (Parma, Ferrara, Modena, Bologna, etc.) que sao também exemplos.
    Curitiba fica para o século XXII quem sabe..kkkk…

    rg

  2. No pais do automóvel (EUA), ainda tem 4 cidades na lista! e o Brasil quando se adequará a esta realidade ?

  3. Já comentei antes aqui, a cidade mais bicicletável que conheci foi Lucca, na Italia. Além de ter todo o centro da cidade banido para carros, que dá uma elipse de cerca de 1km de diâmetro médio, tem, sobre sua muralha antiga, um “ciclo-anel”, equivalente a um rodo-anel, porém somente para pedestres e bicicletas. São 4 km, em torno do centro, com ZERO cruzamentos. Você pedala por cima dos muros, confortavelmente, em uma rua asfaltada, sem automoveis, de uns 5m de largura! LINDO, SONHO!

  4. Bom, não sei de onde tiraram essa de Berlim ser a cidade mais amiga da bike da Alemanha. Segundo informações do ADFC (Associação Alemã dos Cicistas), as duas cidades mais amigas da bike da Alemanha são Münster e Kiel (opaaaaaaaaaaaaa). E, numa boa, confio mais nos especialistas alemães dos que nos americanos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: