• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Nova York fecha ruas para carros

Photo-illustration by Andrew Eccles

Uma decisão que provavelmente exerça um efeito dramático em relação a reflexão sobre Renovação Urbana em todo o mundo, Nova York está fechando algumas de suas principais ruas para carros. Um programa com o título Green Light for Midtown transformou algumas faixas da Broadway na Times Square e Herald Square em zonas para pedestres. O ambicioso programa piloto visa reduzir o congestionamento do tráfego e melhorar a segurança nessa área.

De acordo com o Departamento de Nova York de Transportes – 356.000 pedestres passam pela Times Square a cada dia. E mesmo com 4,5 vezes mais pessoas que veículos em Times e Herald Square – apenas 11% do espaço foi alocado para os pedestres. Como resultado, as médias de acidentes com pedestres na Broadway são 137% mais altas do que em outras avenidas na área.

O resultado do programa é realmente fantástico. Times Square, que era tomada pelo trânsito caótico de automóveis, é agora uma praça pública. A líder por trás dessa transformação é a carismática e dinâmica Janette Sadik-Khan, Comissária do Departamento de Nova York de Transporte. Não seria surpresa se muito em breve Janette passasse a figurar entre os mais lendários urbanistas por causa dos programas pioneiros que está conduzindo na cidade.

PlaNYC é nossa agenda de sustentabilidade. Ela nos exorta a concepção de estratégias para ajudar Nova York a se tornar a maior e mais verde cidade do planeta.

As cidades do século 21 precisa entender que a sustentabilidade e a mobilidade são duas faces de uma mesma moeda.

Janette Sadik-Khan

Hoje em dia, o setor de Transportes contribui com aproximadamente um quarto do consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa que tem levado à mudança climática. Mas, enquanto os outros setores conseguiram reduzir seu uso de energia e respectivas emissões, as emissões do setor de transporte têm aumentado consistentemente. Reduzir o consumo de energia nesse setor é uma das tarefas mais desafiadoras para mitigar as alterações climáticas.

Por isso, é emocionante ver Nova York, sem dúvida a mais importante cidade do mundo, adotando tais medidas ousadas para lidar com uma das mais desafiadoras questões de desenvolvimento urbano dos nossos tempos.

Para saber mais veja o vídeo com uma entrevista em inglês.

Anúncios

2 Respostas

  1. Essa era a cidade que há 15 anos atrás comprava soluções de Urbanismo vindas de Curitiba. Ficamos para traz!
    De qualquer forma a notícia é ótima. Exemplos de pequenas cidades medievais Européias que já se livraram dos carros são bons, mas a falta de visão de nossos urbanístas faz com que eles não consigam abstrair os conceitos para nossas grandes cidades. Um exemplo como este é de aplicação direta. Se não nos servir não será por incompetência, será por falta de vontade mesmo.

    • Isso mesmo Nicholas.

      As cidades medievais surgiram bem antes dos carros, com vielas estreitas e numa escala muito mais humana.

      Nova York por outro lado já cresceu com o automóvel guiando seu planejamento e mesmo assim está encontrando alternativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: