• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Tempo de espera para pedestres

Uma cidade que priorize os deslocamentos a pé, não precisa criar apenas o espaço físico como calçadas largas e acessíveis.

Um outro fator importante é quanto se tem que esperar para chegar do ponto A ao ponto B. O vídeo abaixo foi retirado de um blog de Portugal. Ele mostra a dificuldade de atravesasr um cruzamento no centro de Lisboa por causa do excesso do tempo de espera.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

mais sobre “Tempo de espera para pedestres“, publicado com vodpod

Como todos sabemos, o deslocamento a pé é bem mais lento do que de carro. Se além disso, os cruzamentos priorizarem o fluxo dos veículos motorizados será realmente difícil estimular a mobilidade sustentável na cidade.

Em alguns casos, o peão tem que esperar por 3 semáforos diferentes para atravessar apenas uma via. O automóvel nunca espera mais de um semáforo.

Menos um Carro – Portugal

Como você acha que essa questão é tratada aqui em Curitiba? Qual a dificuldade, do ponto de vista do pedestre em transitar pelos cruzamentos de ruas centrais como a Mariano Torres, Marechal Deodoro, Cândido de Abreu, Visconde de Guarapuava, Silva Jardim, 24 de maio, Pres. Carlos Cavalcanti entre outras?

Anúncios

3 Respostas

  1. Acabei chegando aqui por acaso, procurando por informações sobre como viajar com uma bicicleta (no caso um handcycle) em um avião. Achei o blog fantástico e vou voltar! Minha impressão é que o trânsito aqui no Rio de Janeiro piora a cada ano, e o governo não está nem aí. Sei que o problema tem diversas soluções possíveis, e tive a sorte de testemunhar algumas no exterior. Espero que os políticos também leiam o blog e vejam as boas idéias que circulam por aqui. 🙂 Grande abraço!

  2. tive um pessima experiencia ontem.
    Estava atravessando um cruzamento, farol fechado para os carros, um onibus esperando o farol abrir.
    Quando estava terminando a travessia, em ciam da faixa de pedestres, o farol da outra rua fechou e o farol da rua que esu estava atravessando ainda estava fechado.O onibus, um desses cinza que faz a linha Inter II simplesmente, antes do farol abrir, jogou o onibus em cima de mim.Vejam que coisa…o artigo 70 paragrafo unico do codigo brasileiro de transito diz que o veiculo deve esperar o termino da travessia, quando o pedestre ainda não tiver terminado, independente do semaforo..questão de educação e bom senso.Tive que pular para a calçada, pra não ser atropelado.Consegui anotar o codigo do onibus e ao chegar em casa, denunciei à prefeitura, via 156.
    Se o motorista estava com pressa, ele deveria ter a consciencia que se ele me atropela ali, o tempo dele iria ficar bem pior…
    Varias vezes me deparo com essa situação, ao atravessar os cruzamentos de Curitiba e São Paulo.
    Tenho carro, que alias esta em São Paulo, não gosto de dirigir, e me preocupo com os pedestres.Afinal, sou um também.
    Se vc se deparar com a mesma situação, denuncie…parece que o povo só aprende quando doi em algum lugar.
    (Obs…tomo o cuidado de atravessar sempre na faixa e com o farol a meu favor…)
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: