• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Terceiro Desafio Intermodal de Curitiba

O desafio intermodal(commuter’s challenge) é uma ferramenta para avaliar a eficiência dos vários sistemas de transporte disponíveis na cidade. Podemos compará-lo a um teste bastante utilizado em benchmarking de produtos e serviços. O teste de estresse. Ele consiste basicamente em submeter o objeto de estudo ao pior cenário possível. Dessa forma, é possível identificar os problemas e falhas mais graves, já que em todas as outras situações as condições serão mais favoráveis.

Portanto, o desafio não é uma competição, na medida em que os participantes não estão lutando para chegar primeiro. Estão apenas reproduzindo um comportamento cotidiano de milhares de curitibanos. A partir disso são feitas análises objetivas e subjetivas das dificuldades enfrentadas por cada participante, as características de cada um e sugestão de melhorias para o trânsito como um todo.

Uma outra forma de comparar cada modal seria analisá-los individualmente. Contudo, existem duas dificuldades básicas. É impossível fazer com que todos usem o mesmo modal simultaneamente. Além disso, o mesmo espaço é compartilhado por mais de um modal. Isso inviabiliza o estudo isolado de cada um deles.

Esse evento é realizado em várias outras cidades do Brasil (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre) e do mundo (Nova York, Edimburgh, Manchester). Em Curitiba foram escolhidas formas representativas de deslocamento: carro, ônibus, moto e bicicleta. O pedestre também faz o trajeto para servir de referência. Veja o vídeo de um dos desafios já realizados em Curitiba.

O terceiro desafio intermodal de Curitiba será realizado no dia 1º de setembro de 2009 a partir das 18:00. A saída será da Praça Santos Andrade passando pelo campus central da PUC e finalizando nas imediações da Praça Carlos Gomes.

trajeto meramente ilustrativo

trajeto meramente ilustrativo

Este evento marca o início das atividades do mês sem carro. Acompanhe a programação atualizada nesse site.

Anúncios

8 Respostas

  1. Legal!
    Pessoal… mais um vídeo q mostra o desafio intermodal em Ctba (entre outras coisas bicicletariais!)
    Vale a pena assistir!

  2. Pessoal,

    É uma pena. Tinha me comprometido com o Jorge Brandt (Goura) a participar do evento como um dos ciclistas. Mas vou viajar no domingo à noite, dia 31/08, para São Carlos. Se o evento fosse transferido para a outra semana até poderia participar, mas aí teria de ser no dia 9 em função dos feriados.

    De qualquer sorte desejo a todos um grande sucesso. Espero que novamente a bicicleta chegue na frente no desafio. Assim, de uma vez por todas, demonstraremos que o Governo Municipal está equivocado ao não destinar recursos para criação de infraestrutura para os ciclistas.

    Grande Abraço a todos.
    Saudações @bicis.com
    Antonio Miranda

  3. Olá,
    Sou estudante de engenharia ambiental, cursando oitavo período. Estou desenvolvendo um projeto de extensão sobre o uso da bicicleta como transporte alternativo.
    Todos os blogs sobre o assunto são minha inspiração.
    Em maio realizamos aqui em Foz do Iguaçu o primeiro desafio intermodal. O resultado não foi tão bom em relação a bicicleta quanto eu esperava, mas pelo menos já temos um parâmetro. Talvez o horário não foi o mais adequado, saímos as seis da tarde. Pretendo repetir, ainda não sei se ainda este ano ou no ano que vem. Além do desafio, vamos realizar o Dia Mundial Sem Carro, organização de comboios para que os acadêmicos possa se deslocar com segurança, elaboração de cartilha para o ciclista, e auxiliar a prefeitura na implantação de ciclovias.
    Gostaria de obter dicas, já que vocês são muito mais experiêntes!
    Obrigada!!!!

    • Olá Ana Paula,

      Parabéns pelo blog e pela iniciativa. Vamos trocar experiência. Temos certeza que há muito o que aprender com você também.

      Com relação ao desafio, lembre-se que não é uma competição. Não existe resultado ruim para esse ou aquele modal.
      A bicicleta é, incontestavelmente, um dos meios mais sustentáveis. Os dados coletados durante o desafio servem para apontar o que deve ser feito para tornar a cidade mais acessível a esses meios.

      Se a bicicleta não foi bem colocada no quesito específico da velocidade (porque nos outros, com certeza ela está entre os primeiros: poluição, ruído, acidente, despesa, espaço…) está provado que a infraestrutura urbana está mal projetada para priorizar transportes humanos.

    • Olá, Ana Paula:
      Você certamente já percebeu que a mobilidade urbana está relacionada ao direito de ir e vir. Aqui, juntamente com o GTH e MPL temos buscado também melhorias no modal pedestre e transporte coletivo.
      Especificamente em relação ao transporte coletivo, há alguns slides que falam sobre o passe livre total e irrestrito, no blog http://www.sociedadpeatonal.org, que você pode usar como quiser. Existe material interessante também no Ministério das Cidades (ex.: http://www.cidades.gov.br/search?SearchableText=mobilidade).
      Grande abraço e parabéns pela iniciativa.

  4. […] há tempos da bicicletada Curitiba, junto com mais um bocado de gente – estão organizando o III Desafio Intermodal, que dará início aos eventos do mês da bicicleta. Será no dia 1, às 18 horas, a saída dos […]

  5. […] Terceiro Desafio Intermodal de Curitiba « Grupo Transporte Humano a few seconds ago from IdentiFox […]

  6. […] ano passado, o desafio também foi realizado no dia 1° de setembro. E várias cidades no Brasil aproveitam o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: