• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Australianos vão ao trabalho em comboio de bicicletas

Grupos em Sydney criam rotas e horários para ‘bike bus’ para deixar o carro em casa e reduzir emissões de gases estufa.

Publicado por Globo.com em 22 de junho de 2009

Um grupo de ciclistas australianos criou uma forma inusitada e ecológica de ir ao trabalho: um comboio de bicicletas.  O comboio recebeu o nome de bike bus (ou “ônibus de bicicletas”), pelo fato de o grupo adotar uma logística parecida ao do sistema de ônibus.  Os comboio seguem rotas fixas com paradas para “pegar passageiros” nos mesmo horários e locais diariamente na cidade de Sydney.

Ciclistas em comboio para o trabalho

Ciclistas em comboio para o trabalho

Os ciclistas consideram que pedalar juntos em um “bicicletaço” torna o percurso mais seguro, sobretudo em avenidas movimentadas no horário de pico.

O Departamento de Meio-Ambiente do país, que apoia e promove os bike buses, diz que cada motorista que deixa o carro em casa e pedala 10 km por dia para ir para o trabalho deixa de emitir mais de uma tonelada de carbono na atmosfera por ano.

A concentração dos gases que causam o efeito estufa na atmosfera é a principal causa apontada por cientistas do aquecimento global. A Austrália é o país com maior emissão per capita desses gases no mundo.

Boas razões
A fundadora do sistema, Fiona Campbell, disse à BBC Brasil que existem cerca de dez rotas de bike buses em Sydney no momento, cada uma composta por cerca de seis a 14 participantes ativos.

“E o número está sempre crescendo”, disse ela, que iniciou a ideia apenas com uma amiga em 2001. Por enquanto, os bike buses operam apenas no estado de Nova Gales do Sul. Fiona fornece uma aula rápida aos novatos, ensinando como pedalar com segurança no meio do tráfego. Todos usam coletes fluorescentes e capacetes. “Nossa mais recente ciclista tem mais de 50 anos.”

As rotas do bike bus são divididas em três velocidades para adaptar ciclistas com diferentes níveis. A expressa, de 25km/h, a intermediária, de 20km/h, e a social, de 15km/h. Andrew Frazer, que aderiu ao grupo há alguns meses, disse que cada um pedala por uma razão diferente.

“Além de não emitir gases ao meio ambiente, de ser gratuito e de sempre termos um assento garantido, é bom para a forma física, vida social, e é divertido e seguro”.

Ele garante que “até hoje nunca houve acidentes” e afirma que, em muitas ocasiões, é mais rápido chegar ao destino final pedalando que dirigindo um carro em uma congestionada avenida urbana.

Anúncios

3 Respostas

  1. Praticamente uma bicicletada diária (ou um bike night de dia, dependendo da proposta). Acho que cedo ou tarde isto pode acontecer por aqui. Aumentando mais um pouquinho o fluxo de bicicletas dá para começar a organizar alguma coisa. Andar na faixa dos carros ao lado das canaletas em grupo diariamente deve ser muito bom e seguro.

  2. Essa é uma das “boas práticas” aqui na Espanha, que depois de experimental em alguns municipios e ao longo de alguns anos nas “semanas da mobilidade sustetável” que tem sua origem no “dia sem carro” passou a ser medida permanente.

    O “bicibus” como é chamado, normalmente conta com a presença de um agente de mobilidade municipal e básicamente é composto ou por crianças para ir à escola ou por trabalhadores de polígonos industriais. Em ambos os casos, existe um roteiro sinalizado e no caso de interferencias com o viário, as vias sao do tipo de bairro (30Km/h).

    Assim, deslocam-se com segurança, com qualidade ambiental e de forma salutar nao só no aspecto físico também como no social.

    Os bicibus sao cada vez mais frequentes nos diversos municípios de todas asa regioes da Espanha. Sem dúvida um exemplo a seguir…

    rg

  3. Um dia chegaremos lá por aqui também…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: