• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Broadway será permanentemente fechada ao trânsito

Publicado originalmente por Jorge Pontual de Nova York para a Central de Notícias GLOBO.com no dia 22 de maio de 2009.

Medida faz parte da campanha para tornar a cidade mais verde e humana, com menos trânsito

Times Square e Broadway são ícones de Nova York. O movimento confuso de carros e pedestres é parte do atrativo para turistas do mundo todo. Mas a campanha para tornar a cidade mais verde e humana, com menos trânsito, levou a prefeitura a fazer uma experiência que pode mudar radicalmente o espírito do lugar.

A partir de domingo (24), a Broadway será permanentemente fechada ao trânsito em dois trechos: em Times Square, entre as ruas 47 e 42. E Herald Square, entre as ruas 35 e 33, onde fica a loja de departamento Macy’s. Na altura das duas praças, a Broadway vai virar uma rua de pedestres.

Em outros trechos da avenida, os carros já perderam três pistas, convertidas em ciclovias e calçadões. Times Square vai ficar assim: toldos, mesinhas, tudo muito tranquilo e civilizado. Mas o que será que o turista vai achar quando em vez do caos tradicional deste lugar, encontrar uma praça como outra qualquer, sem muita cara de Nova York?

A brasileira Priscila, que mora lá, aprova a medida: “Eu acho que vai melhorar um pouco porque é muita gente andando 24 horas”.

Wiley Norvell é diretor de uma organização que, há 20 anos, luta para fechar a Broadway aos carros. Ele explica que o modelo vem de cidades como Amsterdã, Copenhague e Bogotá, onde a bicicleta está substituindo o automóvel.

Wiley faz parte do crescente contingente de jovens que vão trabalhar de bicicleta. Para eles, o fechamento da Broadway é uma grande vitória. Mas os motoristas estão revoltados. O chofer de táxi acha que o trânsito vai ficar muito pior: “A área concentra os hotéis e teatros da cidade. Só vamos poder parar longe daqui”, ele reclama.

James, que trabalha perto de Times Square, acha que fechar a Broadway vai reduzir o tumulto, mas teme que sem a bagunça e os carros a praça perca o charme.

Nova York ficará mais parecida com as cidades europeias: um pouco menos caótica. Mas, todos esperam, ainda bem tumultuada.

Veja também algumas fotos na página do New York Times.

Anúncios

Uma resposta

  1. Excelente iniciativa…

    Enquanto isso, em capitais como São Paulo…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: