• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Proteja sua bicicleta contra roubos

Roubo de bicicletas é um crime comum – geralmente sem final feliz
Ei, e a minha bicicleta? É o que muitos ciclistas da Califórina – EUA tem perguntado essa semana enquanto policiais trabalham para desvendar o roubo da bicicleta de mais de U$10.000,00 do Lance Armstrong.

A cada ano, milhares de bicicletas são roubadas nessa região – poucas chegam a sequer serem investigadas pela polícia.

Shawna Sanders, uma estudante do Colégio Sacramento City na Califórnia disse que a falta de qualquer investigação a respeito do roubo da bicicleta dela realmente a deixou irritada. Sanders disse que sua bicicleta foi roubada do quintal de sua casa. Ela agora protege sua bicicleta prendendo o quadro no bicicletário com trava do tipo U-lock. “Eu entendo que eles estejam ocupados, mas …” diz ela.
bike_thef
A história dela não é incomum, diz um policial da cidade, mas a realidade é que existem poucas pistas para se investigar um roubo de bicicleta e quando o orçamento é apertado, casos de segurança pública ganham prioridade. “Infelizmente, casos de crimes contra propriedade privada não são a prioridade agora”, afirma a policial Michelle Lazark.

A bicicleta de Lance Armstrong não está segura contra o roubo. E a sua está? O muito divulgado roubo da bicicleta de corrida muito cara de Lance Armstrong, de dentro do caminhão da equipe, que estava trancado, no final de semana do dia 15/02/2009, em Sacramento – Califórnia, ajudou a aumentar o interesse pelo problema muito real de roubo de bicicletas. Saber como proteger sua muito estimada bicicleta é a chave para o uso feliz da bicicleta como meio transporte. Eu fui muito felizarda, já roubaram pequenos acessórios meus, mas nunca perdi uma bicicleta. Sempre fui muito consciente ao trancar, assegurar e evitar o roubo da minha bici. A seguir está um trecho relevante de um capítulo do meu livro: O guia da bicicleta como meio de transporte: o que você precisa saber para economizar gasolina, ser ecológio e ficar em forma (The Bike to Work Guide: What You Need to Know to Save Gas, Go Green, Get Fit):

Você chegou ao trabalho. Agora você precisa de um lugar para deixar sua bicicleta.

Infelizmente, empregadores dos EUA não são muito esclarecidos a respeito de estacionamento para bicicletas. Eles não hesitam ao fornecer estacionamento para os carros dos funcionários, gastando milhares de dólares para criarem estacionamentos ou garagens para os trabalhadores pararem seus carros, e mais outros milhares em iluminação, manutenção, segurança e seguros para esses estacionamentos. Entretanto, a vaga de apenas um carro poderia ser transformada em estacionamento para 10 bicicletas ou mais.

Até que o seu empregador se conscientize do valor do estacionamento para bicicletas de funcionários, você precisará se responsabilizar por manter sua bicicleta segura durante o expediente… se possível, tente deixar sua bicicleta em um local fechado e seguro. Isso irá não só manter sua bicicleta segura contra ladrões, mas também irá manté-la protegida contra o tempo. Talvez você tenha espaço suficiente no seu escritório para manter sua bicicleta lá, onde pode ser também um assunto para conversa com colegas de trabalho e pode até inspirar outros a usarem a bicicleta como meio de transporte. Talvez tenha um armário ou local de armazenamento com espaço suficiente. Os usuários de bicicleta mais sortudos trabalham em locais que oferecem locais seguros e fechados para estacionamento das bicicletas.

Enquanto usuários normais querem algo que forneça um pouco mais de segurança (se disponível), a maioria dos ciclistas dependem do que está disponível nas redondezas. Onde quer que você decida prender sua bicicleta, certifique-se que é seguro para a bicicleta e também para as outras pessoas. Por exemplo, não prenda sua bicicleta em um local que bloqueie a passagem de pedestres. Além de ser desagradável, pode ser ilegal…

A menos que você esteja deixando sua bicicleta em um estacionamento seguro e vigiado, use uma corrente forte, de preferência algum tipo de trava U-lock. Redundância é eficaz para dissuadir ladrões, que podem ter ferramentas para abrir um tipo de trava, mas não vários tipos. E não se esqueça de sempre levar acessórios ou partes facilmente removíveis com você quando deixar sua bicicleta.

Outras técnicas para evitar roubo:

•    Anote o número de série da sua bicicleta. Cada bicicleta tem um número de série que geralmente está marcado a parte inferior do quadro. Guarde esse número em local seguro. Se sua bicicleta for roubada, comunique esse número para polícia para que possam identificar sua bicicleta caso seja recuperada.
•    “Enfeie” sua bicicleta. Deixa sua bicicleta o menos atraente possível. Alguns ciclistas removem o nome da marca ou pintam a bicicleta para disfarçar modelos top de linha de bicicletas ruins. Muitos ciclistas também fazem marcações na bicicleta, tanto para transmitir uma mensagem (“Um carro a menos”, “Eu pedalo, eu voto”, “Qual o preço da gasolina?”) como para dificultar a venda da bicicleta em caso de roubo.
•    Use uma bici surrada. Deixe sua bicicleta de titânio ou fibra de carbono em casa e use como meio de transporte um modelo mais barato. Muitos usuários da bicicleta como meio de transporte usam as “bici urbanas surradas” que são menos atraentes para os ladrões.
•    Deixa sua bicicleta “impedalável”. Muitos ciclistas retiram rodas e selins para deixa impossível para ladrões sairem pedalando com a bicicleta roubada. Mesmo ladrões que roubam usam caminhonetes podem evitar bicicletas que estejam com partes faltando por não quererem ter o trabalho de ter que procurar peças para substituir quando eles podem roubar outra bicicleta sem peças faltando.
•    Identifique sua bicicleta. Muito ciclistas usam marcadores permanentes para personalizar sua bicicleta, deixando-a menos atraente para ladrões.
•    Dê  queixa de bicicletas roubadas. Na maioria das vezes a polícia não pode fazer nada para ajudar a recuperar uma bicicleta roubada. Pode ser ou impossível de encontrar o ladrão ou consumir muito tempo em uma área muito movimentada. Mas bicicletas roubadas pode ser ocasionalmente recuperadas, então pode valer a pena dar queixa.
Nunca compre uma bicicleta roubada. Sem um mercado para bicicletas roubadas, o problema de roubo de bicicletas não existiria. Além do que você seria parcialmente responsável pelo roubo caso comprasse uma bicicleta roubada. Para evitar bicicletas roubadas, compre apenas em lojas de bicicletas conhecidas. Se alguém lhe oferecer uma bicicleta usada com ótimo preço, peça para ver um recibo ou nota fiscal. Sem esses comprovantes é impossível ter certeza de que a bicicleta já não foi roubada alguma vez.

Publicado originalmente no Blog: Bike Commute Tips.

Mas parece que temos alguns problemas parecidos por aqui…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: