• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Aprendendo no dia a dia

Pais e filhos

O que está realmente faltando no cenário urbano: condições para aprendizado. Quando nós pedimos educação e instituições onde crianças e jovens possam ficar e aprender, fechamos nossos olhos para o trágico deserto social no qual vivemos. Eles não tem real acesso a oportunidades para aprenderem em liberdade. Em muitos casos eles não podem mais aprender com os pais, tios, avôs – não tem mais disponibilidade para simplesmente conversar com eles, escutar suas histórias ou observá-los em suas tarefas diárias. Todos estão ocupados, indo de um lugar para outro. Parece que ninguém mais tem paciência para compartilhar a sabedoria acumulada de uma cultura com a nova geração.

Na rua

Ao invés de educação entre quatro paredes, o que realmente precisamos são condições para uma vida decente, uma comunidade. Nosso desafio passou a ser encontrar meios de regenerar as comunidades na cidade, criar um meio social no qual todos nós, de qualquer idade, sejamos capaz de aprender e no qual todo tipo de aprendizado tenha sua oportunidade. Ao fazer esse experimento radical, nós nos surpreendemos, diariamente, ao descobrirmos como pode ser fácil criar alternativas e com quantas pessoas estão interessadas nessa aventura.

Anúncios

Uma resposta

  1. Ótima a primeira foto!

    O espaço escolar, que deveria ser para uma comunhão maior entre pais e filhos (e comunidade) acaba sendo um local segregador. A cara dos pais e dos filhos separados seria cômica, se não fosse triste.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: