• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

O que leva e o que é levado

Carreta carregada

Carreta carregada

Sempre que saio com a minha carreta não consigo evitar de pensar sobre a relação de peso entre veículo, passageiro e carga. E isso sempre me faz pensar no aproveitamento de energia.

Quando estou apenas com a minha bicicleta, que pesa 12Kg (menos de um quinto do meu peso) consigo me deslocar gastando só 30% da energia que gastaria se eu fosse caminhando !!

Mesmo quando estou com a carreta, meu veículo ainda pesa menos de um terço do que eu e consigo me deslocar usando minha própria força! E olha que sou um cara levinho, não peso nem 70Kg.

Já levei de tudo na minha carreta, por exemplo:

  1. A compra do mês no supermercado
  2. Um gaveteiro abarrotado de livros
  3. Mudas de árvore junto com sacos de terra, pás e enxadas
  4. Alguns sacos de ração de 20Kg para gatos e cachorros
  5. Cachorros
  6. Computadores
  7. Parte da mudança do meu irmão (pilhas de livro, DVDs e CDs)
  8. E por aí vai…
Levando o cachorro

Levando o cachorro

Já transportei carga equivalente ao meu peso e o da bicicleta juntos (fui bem devagarinho, mas fui). Isso sem falar da charrete.

Por outro lado, um carro pode ter mais de vinte vezes o meu peso. E muito mais da metade da energia gasta é pra deslocar o próprio peso do veículo. Quanta energia desperdiçada !

Muitos podem alegar que um carro pode levar várias pessoas e carregar centenas de quilos. Tudo bem, até pode, mas todos sabem que a maioria dos deslocamentos são feitos apenas com o motorista levando pouquíssima coisa.

O mais engraçado é que os carros grandes (SUVs) têm sido mais e mais procurados tornando seus felizes proprietários cada vez mais dependentes de infra-estrutura, recursos e serviços. Do outro lado temos a maioria esmagadora da população que perde um precioso espaço de circulação e convivência cada vez que um carro desse “ganha” as ruas.

E você já pensou nisso…? Como se transporta? Quanto espaço ocupa? E quanta energia você gasta?

Anúncios

15 Respostas

  1. q legal a sua carreta, adorei a foto do cachorro.

    mas eu fiquei pensando, deve dar algum problema quando vc for passar por algum caminho mais acidentando, ou uma descida ou subida, nao?

    • Obrigado Claudia,

      A carreta é realmente projetada para uso urbano. Para caminhos acidentados seria mais recomendado usar trailers mais leves e esguios com apenas uma roda e suspensão.
      Como o bob ibex.

      Quanto às ladeiras… A carreta sozinha nem tanto, mas carregada é realmente um esforço beeem maior.

  2. Opa Luis!

    Rapaz, é incrível a quantidade de coisas que se pode levar em uma carreta.. fiz uma viagem de 700 km puxando uma carreta, e acabai levando coisa demais.. hehe

    Um dado (que não lembro de onde tirei): um carro com uma pessoa de 70kg usa apenas 1% da energia gasta para mover a pessoa, o resto é pra levar a lata, atrito, etc…

    Em breve estarei com minha carretinha circulando em Floripa também, não vejo a hora.. uma curiosidade, onde é feita sua carreta e como vc comprou?

    abração :Dudu

  3. Oi Luis! Olha, nao achei o link pra carreta no post, confere aí… a minha carreta inclusive já mandei pro Brasil, tá me esperando em Floripa, é uma Burley Nomad, de todas as que vi com duas rodas, a mais compacta e leve (7 kg) – apesar de não levar taaaanta coisa assim, tem espaço de sobra.Confira em http://burley.com/products/adventure/nomad.cfm

    Quando chegar aí, quero fazer uma adaptação pra levar duas bicicletas nela, com aquelas calhas de pôr no teto de carro.

    Qual o peso e preço da carreta da Altmeyer?

    abraço :Dudu

  4. Então, o engate é bem legal, tem uma peça de aluminio que fica presa na roda traseira da bici e um pino com uma trava rápida faz o engate. Tem uma pequena folga, então na subida a carreta faz um puxa-empurra (e um nhéc-nhéc) meio chato, mas de resto é super legal. Fica tranqs que vou aparecer com ela em Curitiba 😉

  5. […] alternativa para dica 10 seria o uso de uma carretinha para compras […]

  6. […] tem dois posts interessantes sobre transporte de cargas com bicicletas. O primeiro, intitulado “O que leva e o que é levado”, é uma reflexão de um dos autores a partir da sua experiência com um trailer para bicicleta. O […]

  7. Olá Luiz adorei esta carretinha, vc tel algo mais á mostrar referente á mesma exemplo modelos diferentes, quanto me custaria uma dessas, pra começar.

    • Olá Nilson,

      Esta carreta é produzida pela altmayer.com.br
      Sugiro entrar em contato direto com eles. Ela é bastante resistente, já levei mais de 250kg de carga. Mas ela é também bastante pesada.

      Não conheço similares nacionais, apenas modelos importados. Mas tenho alguns projetos para quem quiser arriscar fazer em casa. Se tiver interesse posso passar os arquivos em pdf

  8. Oi Luis, tudo bem? o bem interessado em fabricar uma carreta, tenho o pdf do “bamboo trailer”, se tiveres outros pode me passar por favor? e se quiser esse, é só avisar, dá pra construir em madeira, metal, pvc…

    abraço! : Dudu

    • Oi Dudu!

      E a burley, como anda? Manda aí o projeto de bambu pra eu ver se é o mesmo q eu tenho.

      Eu tenho uns projetos para carretas de metal mesmo. Até usando partes usadas de bicicletas.

  9. Oi Luis. Gostaria de tentar construir uma carretinha para levar meus 4 cachorros, você poderia me enviar seus arquivos? Assim que conseguir construir mando as fotos! Obrigado.

    • Olá José Octavio,

      Nossa! Quatro!
      Bom, você quer arquivos de projeto? A minha carreta é produzida em Mafra SC pela Altmayer. Mas eu acho que tenho uns arquivos de projetos de carreta feita com pedaços de quadro de bicicleta. Tem interesse ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: