• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Dicas para um estabelecimento amigo da bicicleta

A bicicleta é um veículo pequeno e muito versátil. Para tornar sua loja, estacionamento ou restaurante, um local amigo do ciclista, é bem fácil. Mas dependendo do seu interesse é possível fazer uma reforma mais elaborada para receber os ciclistas como clientes de primeira classe.

Você pode tomar medidas simples como disponibilizar uma pequena área onde os ciclistas poderão deixar as magrelas encostadas ou pode construir um bicicletário com controle de acesso.

Isso vai depender do tamanho do seu estabelecimento e dos seus recursos disponíveis. Alguns itens que devem ser levados em consideração:

Espaço

Quanto espaço você precisa ?

Quanto espaço você precisa ?

Quantos ciclistas você poderá receber? Comece pequeno, mas preveja a possibilidade de expansão. Tente disponiblizar um número de vagas suficiente. Lembre-se, é possível parar até 10 bicicletas no espaço de uma vaga de carro.

Praticidade
Evite para-ciclos que prendem apenas a roda. Eles não permitem que a bici seja presa adequadamente e podem avariá-la. Aqueles que deixam a bici em pé também podem causar transtornos. O modelo ideal são os pára-ciclo em forma de “U” invertido ou em forma de “R” vendidos pela Altmayer.

Conforto
Não é um requisito essencial, mas o ideal é que o local seja coberto, principalmente se a bici for deixada por um período muito longo. A chuva é extremamente prejudicial para as engrenagens e isso acaba exigindo mais do motor (ou seja, o ciclista). O sol intenso também pode tornar o selim desconfortável. Evite também locais próximos a área de descarga, lixo ou algum outro que seja sujo ou produza mau cheiro.

Coberto

Coberto

Localização
Esse e os dois itens seguintes estão diretamente relacionados. Avalie se o local não vai ficar muito longe, desencorajando o seu uso e demonstrando descaso em relação ao ciclista.

Visibilidade
Em muitos casos não existe indicação sobre o estacionamento de bicicletas. Muitos ciclistas não se sentem a vontade para pedir para estacionar e acabam indo embora sem perguntar.

Se você tem um espaço para bicicleta, faça com que o ciclista saiba que é bem vindo.

Acessibilidade
Evite locais onde é preciso passar por ladeira, beco estreito, terreno acidentado, fluxo intenso de pessoas, escadas ou demais obstáculos.

Iluminação
Durante o dia isso é algo simples, mas se você vai receber ciclistas à noite também, verifique se o local tem luz adequada.

Segurança
Certifique-se de que não haja perigo de roubo. Disponibilize um espaço onde a bicicleta possa ser observada pelo dono e evite locais desertos. Se não for possível, considere a colocação de um vigia ou local com controle de acesso.

Tratamento diferenciado
Ofereça descontos, brindes ou prêmios para o ciclista.

Anúncios

6 Respostas

  1. Olá, foi pensando nesta dificuldade de encontrar estacionamento que criamos o aquipode.com. O aquipode lista bares, restaurantes, etc que disponibilizam, entre outras coisas, estacionamento para bicicletas. O site é colaborativo mas infelizmente o número de estabelecimentos cadastrados para as bikes é o menor de todas as categorias. Realmente é tão difícil encontrar estabelecimentos assim? Vcs acham que podem colaborar? Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    • Muito legal o site Milena. Ele é focado pra São Paulo ou a idéia é ter um guia para cada cidade?

      Realmente, apesar da simplicidade em ser amigo da bici, é bem difícil encontrar locais que façam isso intencionalmente.

      • Oi Luis, a idéia é abranger todas as cidades.
        Mas por enquanto, se um estabelecimento recebe críticas que o desqualifiquem no quesito cadastrado, é mais fácil checar se ele estiver em SP, então diria que as infos referentes a SP são mais confiáveis.
        Existe um canal de comunicação para cada aquipode na home onde colocaremos as críticas, elogios, etc, que por hora deverá servir de parâmetro para consultas.
        Estamos começando, e como ja disse, o site é colaborativo. Vamos ouvir muito os internautas, o que vai acabar norteando o que vamos fazer.
        Luis, posso colocar esse seu texto na Home? Obviamente citando a fonte! Acho importante para os estabelecimentos que queiram atender esse público.
        Obrigada!

  2. Muito bom Milena,

    Pode usar a vontade nosso texto sim. Todo nosso material está sob Creative Commons com permissão de uso.

    Se possível, gostaríamos inclusive de colaborar mais concretamente com o guia aquipode na nossa cidade.

    Vamos marcar uma reunião para conversar?

    • Claro! Podemos conversar por email pra marcar? milena ou contato@aquipode.com. Não achei formulário de contato aqui. Se quiser pode apagar este post.
      [ ]s

      • Ol Milena, Estarei de volta a Curitiba em 28 de dezembro. Acho que conversar rende bem mais do que ficar trocando emails no ? Como voc est em So Paulo, acredito que poderamos fazer uma conversa via skype. O que voc acha? Meu usurio : luis.patricio.br at mais Luis Patricio transportehumano.com.br “Mais importante que o veculo que voc usa, a mensagem que voc veicula”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: