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Algumas regras de etiqueta… para usuários do transporte coletivo!

ônibus em horário de pico

Ônibus em horário de pico

Andar de ônibus é chato! Você tem que ficar esperando e não pode simplesmente se locomover na hora que bem entende. Às vezes você tem que se submeter a trajetos maiores do que faria se estivesse andando a pé, em um carro ou em uma bicicleta. No horário de pico, fica sempre muito cheio. E quando resolvem aumentar a passagem? Aí é que é chato mesmo!

Mas, muitas vezes, andar de ônibus é a única opção. No meu caso, que não tenho carro, e sim uma bicicleta, quando chove ou quando o sol está muito forte (e, tendo que ir pro trabalho, não posso chegar suada), eu pego o ônibus.

Sempre acho chato, mas percebi nessas viagens que, se os usuários seguissem algumas regrinhas de convivência, a experiência seria um pouco mais agradável. Então fiquei pensando no que cada um poderia fazer para que o deslocamento no transporte coletivo fosse mais atrativo.

Em primeiro lugar, antes de entrar correndo no ônibus, à procura de um lugar para sentar, o usuário deveria esperar as pessoas desembarcarem. Percebo como isso é pouco comum e muito incômodo. E já vi até mesmo uma senhora gritar com as pessoas que queriam entrar desesperadamente em um ônibus para que ela pudesse sair com um senhor que estava numa cadeira de rodas.

Entrou pela porta da frente e deu de cara com o motorista? Por que não dar um bom dia? Pro cobrador também. Quem sabe assim o motorista não dê aquelas freadas bruscas que quase nos derrubam? Rs!

Outra coisa importante é não ficar na porta se você não vai desembarcar logo. Se possível, procure um lugar onde a sua permanência atrapalhe pouco (ou não atrapalhe) o trânsito de pessoas. E se tem alguém impedindo a sua locomoção, peça licença.

Quem anda com mochilas e sacolas deve ficar atento para não bater nas outras pessoas. Uma dica em relação às mochilas: em vez de colocá-la nas costas, coloque na sua frente, com as alças nos ombros mesmo. Assim você conseguirá perceber se a sua mochila está batendo em alguém e, além disso, dificilmente será furtado.

Tocou o celular? Atenda logo! Mas, por favor, não fale gritando com a pessoa que está do outro lado da linha. Se ela não consegue te ouvir, peça pra ligar depois. Se não der, torne breve a ligação.

Eu sei que é muito mais legal andar de ônibus com algum conhecido. Dá pra conversar, não é? Nessas ocasiões, modere também o volume da sua voz. Nem todo mundo quer ouvir o que você tem pra contar.

E o pessoal que gosta de compartilhar a música que está ouvindo com o restante do ônibus? Mas atenção! Aqui eu não falo das pessoas que ouvem música tão alta no fone de ouvido que quem está do lado pode até acompanhar. Estou falando da garotada que tem celular ou mp3 com alto-falante e coloca o som pra todo mundo ouvir. A música pode até ser boa, mas quem disse que todo mundo quer escutar?

Assento preferencial

"Ceda o seu lugar, mesmo que não seja um assento preferencial"

E, pra finalizar, nunca é demais repetir: se você olhar algum idoso, mulher grávida ou com criança pequena, portador de necessidades especiais ou alguém que precise da cadeira mais que você (por estar cheio de sacolas, por exemplo), ceda o seu lugar, mesmo que não seja um assento preferencial.


Pergunta:

Além destas regrinhas, o que mais poderia tornar o transporte coletivo menos incômodo?

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9 Respostas

  1. Olá Tassia!

    Tenho que concordar com você, andar de ônibus não é a coisa mais agradável no mundo – principalmente para quem descobriu a liberdade da bicicleta :-). Mas às vezes é necessário e para muita gente é o único meio de transporte.

    Eu resumiria tudo em uma frase: Respeito ao próximo. Infelizmente não é um problema no transporte coletivo apenas, mas da sociedade em geral. A impressão que tenho é que a maioria das pessoas quer levar vantagem em tudo. Não importando por cima de quem vão passar…

    Uma dica legal talvez seja para hora de descer. O que eu sempre faço é ver se tem alguém com mais pressa que eu e deixo passar na frente. Ou então se tem alguém que talvez demore mais para descer e precise de ajuda.

    Mas no geral seria aquela máxima: Trate os outros como você gostaria de ser tratado. 🙂

  2. Concordo em numero genero e grau !

    Se todos pensassem como nós a convicencia seria muito mais aceitavel.
    Mas como cobrar algo de alguém , se o exemplo vem de cima e não vem da melhor forma ?

    Voce citou tudo aquilo que me irrita profundamente.

    E pra variar não é só no onibus, não !

    Quando morava em Sampa, usava o trem da marginal pinheiros…e quer saber, o povo que vinha das cidade da periferia, Osasco, Carapicuiba e outras, era mais educado que quem vinha da outra linha e subia em pres altino.

  3. Credo, no terminal é terrível tentar sair do ônibus, pois todos tentam subir sem nem deixar você se mover. E quando uma senhora [bem gordinha por sinal] me deu um empurrão só para conseguir entrar no ônibus antes de mim.

    Se ficar sem acento, paciência, mas não precisa faltar com a educação. [obs: o bom de dar bom dia para o motorista é que ele espera um pouquinho, quando você está feito uma louca, correndo para não perder o ônibus. xD]

    ;*

  4. kkk ai é interesse…

    brincadeira, mas quanto ao “assento preferencial”, acho que isso não deveria existir…o que deveria existir é a educação do povo em relação aos mais velhos e as senhoras gravidas.

    uma vez em sampa, tive que pedir a um muleke que desse o lugar a uma gravida.acreditam que ele me respondeu que ali não era banco preferencial e que não ia sair ?
    o trem inteiro quase arrancou ele do banco…

  5. Excelente artigo, deveria ser distribuído nos ônibus. Sou, agora, usuário constante do ônibus e vejo que algumas coisas são importantíssimas, como por exemplo, dar bom dia ao motorista e ao cobrador. Na linha que uso, vejo o motorista e o cobrador cuidando de quem está atrasado e esperando um pouco. Ou parando um pouquinho antes para descer. Nada como usar a educação. Aliás, todos se conhecem e sabem até onde é o assento preferido!

  6. PELO JEITO ALGUNS USUÁRIOS FAZEM QUESTÃO DE AZUCRINAR OS DEMAIS PASSAGEIROS COM ESSAS MÚSICAS DO CELULAR, SEJA NO ÔNIBUS, NO TREM E NO METRÔ, ALÉM DO MAIS TEM AVISOS DE PROIBIDO USO DE APARELHOS SONOROS, MAS ESSE POVINHO FAZ QUESTÃO DE IGNORAR, SOU USUÁRIO DO ÔNIBUS E DO METRÔ E DIGO QUE ESSAS MUSICAS DE CELULAR DENTRO DO TRANSPORTE PÚBLICO É IRRITANTE!!!

  7. Tassia,
    muito boa sua matéria
    no entanto o desespero no transporte público é devido à sua baixíssima qualidade
    que piora a cada ano que passa

    à medida em que a “elite motorizada” – 30% da população das cidades brasileiras

    que nunca usa ônibus ou bicicleta, nem caminha pelas calçadas
    investe tudo para o automóvel

    e dá uma esmolinha para calar a boca dos 70% da população que usa o transporte sustentável (público e não motorizado)

    sistemas de qualidade não funcionam como latas de sardinha

    ônibus, trens e metrôs superlotados sempre funcionarão mal
    e os usuários estarão estressados, apressados, desesperados

    quando é preciso brigar para entrar no ônibus, é difícil até dar bom dia ao motorista, que está muito mais estressado que os passageiros, coitado

    parece-me que você é de São Paulo, pelas fotos.
    Aí nos ônibus. metrô e trem já estão colocando mais de 10 passageiros em pé por metro quadrado, no pico

    isso vai totalmente em contra a dignidade humana,
    é transporte de gado

    abração
    nei

  8. […] Algumas regras de etiqueta… para usuários do transporte coletivo! […]

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