• Mudança

    Novo endereço disponível: transportehumano.cidri.com.br

    Este blog não está sendo mais atualizado. Favor acessar novo endereço.

    Desculpe o transtorno.

Bike-to-work nos EUA

Este é um grande exemplo do que pode ser feito para promover a mobilidade sustentável.

Artigo publicado originalmente em inglês no blog Commute by bike

O Estado de Washington é conhecido por suas maravilhosas paisagens e um ambiente mais amigável para o ciclismo. No âmbito da preparação da Semana da Bicicleta em Maio na cidade de Spokane, já foram definidas as datas para semana Bike To Work. Será de 11 a 15 de maio, portanto prepare sua bicicleta e uma muda extra de roupa para esta semana, em meados de maio. Um exemplo disto é o desafio intermodal apresentado pelo Grupo Health. Considerando o bom grupo de patrocinadores, espero que os prêmios possam inspirar algumas outras pessoas a pedalar.

Spokane, WA – Com base no sucesso da Semana da Bicicleta do ano passado que apresentou 952 inscritos, organizadores anunciaram hoje que a semana Bike to Work 2009 está programada para os dias 11 a 15 de maio.

“O evento do ano passado excedeu as nossas expectativas e esperamos que 2009 seja ainda melhor”, disse o presidente do comitê voluntário Barb Chamberlain, que também trabalha como diretor de comunicações para WSU Spokane.

A semana Bike to Work de 2008 promoveu eventos com boa participação como o “café-da-manhã de pontapé inicial”, o programa “de patins e a pé para a escola” e a festa de encerramento. No total, durante a semana Bike To Work participantes trocaram mais de 18.500 quilômetros rodados de carros por quilômetros rodados de bicicleta.

“Para 2009, vamos trazer de volta os acontecimentos que foram tão bem-sucedido no ano passado, bem como adicionar novos programas antes e durante a semana Bike To Work”, disse Chamberlain.

Entre os novos eventos da semana Bike To Work deste ano constam: uma Feira da Educação, no domingo 10 de maio, o desafio Intermodal apresentado pelo Health Group, oficinas para quem for de bicicleta para o trabalho e estações revitalizadores espalhadas pela cidade.

Ir de bici para o trabalho proporciona benefícios para trabalhadores, empregadores e comunidade como um todo. Pedalando você adquire mais saúde, reduz gastos com transporte e aproveita mais a viagem de ida e volta do trabalho. Empregadores se beneficiam por terem empregados mais saudáveis e felizes, diminuem os custos com planos de saúde, afastamentos e um novo imposto federal (Bicycle Commuter Act). E a comunidade se beneficia de um menor tráfego de veículos, menos poluição e uma população mais saudável.

A semana Bike To Work é apoiada pelos seguintes patrocinadores: The REI Foundation, Group Health and Unico Properties and OutThere Monthly.

Bike to Work Spokane é organizado por um comitê voluntário como um projeto da Associação SpokeFest, em parceria com o Conselho Consultivo da cidade de Spokane e a Bicycle Alliance of Washington, uma organização sem fins lucrativos do tipo 501c3.

O objetivo da Bike to Work Spokane é aumentar a conscientização e porcentagem de pessoas que vão de bici para o trabalho.

Anúncios

3 Respostas

  1. Bem bacana a proposta. Tá na hora da administraçao públicar parar de pensar em ciclovia como uma via para “passear” de bicicleta nos finais de semana…

    BIKE TO WORK – é uma proposta inteligente. Para isso, tem que existir uma “certa” participaçao mínima da municipalidade pois sem respeito pelo motorista, os ciclistas quando nao estao em vias exclusivas (ciclovias), sao muito frágeis e facilmente podem tornarem-se vítimas de acidentes. E controlar o transito é uma funçao da municipalidade através de seus mecanismos e políticas.

    …Tô nessa, mesmo nao podendo participar pois nao estarei em Curitiba nessas datas. Parabéns pela iniciativa…

  2. Olá Roberto,

    Você entendeu que o artigo é apenas uma tradução de um projeto que acontece nos EUA no estado de Washington?

    Curitiba está longe de ter uma administração que coopere com algo assim…

  3. Olá Luis,

    Que o artigo é uma traduçao, estava claro para mim, mas pensei por outro lado, que se estaría propondo algo similar em Curitiba, nas datas de maio-2009. Lamentavelmente, me equivoquei!

    Como voce bem disse, estamos longe de ter uma municipalidade que possa cooperar, mas, assim mesmo, penso que eventos como esse possam ser articulados.

    Deixo aqui, uma vez mais a proposta para uma semana da mobilidade sustentável de 20 a 27 de setembro, com atividade diárias (Foro, bicicletadas, sentadas e caminhadas entre outras).

    Abraços,

    rg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: